15 de maio de 2011

6 de maio de 2011

Informações - 015-9740-6171 ou 015-3228-1467

Curriculum
 Silvaney Vasconcelos








Biografia


Nome: Silvaney Alves Moreira Vasconcelos

Nasci no estado do Maranhão,  fui criada em São Paulo capital desde os 2 anos de idade. Filha de Juarez e Maria Alice Alves Moreira.  Quando  peguei num lápis pela primeira vez meu pai, muito observador, percebeu meus dons artísticos e me presenteou aos 7 anos de idade com uma linda maleta com pincéis,  tinta óleo, acessórios e duas telas. Foi um dos melhores presentes este jamais esquecerei. Minha mãe,  sempre me incentivou , nunca deixou que eu parasse de pintar. É como ela sempre diz: _ " Deus derrama dons divinos sobre nós, e não devemos desperdiçá-los nunca".

Comecei a desenhar e pintar muito cedo, ainda  na pré-escola com apenas 3 anos de idade. Um dia, a diretora da escolinha chamou minha mãe e disse: “A sua filha será uma artista plástica”, pois era raro uma criança naquela idade, identificar as cores exatas da natureza, como céu, montanhas e árvores.

Minha mãe conta que o meu maior lazer, era passar horas e horas desenhando e pintado. Nas viagens eu levava sempre um  caderno ou bloco de papel e lápis de cor.  Na escola onde estudei sempre me destaquei por meu talento artístico, era muito solicitada entre os grupos de trabalhos escolares. Na época de feira de ciências desenhava insetos, bichos, mapas tudo que me era solicitado.
 Quando adolescente, tive muitas oportunidades de conhecer diversas técnicas como: Arte Noveau, Giz Pastel, Aquarela, desenho em grafite, mangá, Guache, Nanquim, óleo e acrílico sobre tela, espatulado,  abstracionismo, acadêmico, moderno e mosaico, arte em mdf, cartoonagem, etc . Exploro muito o mundo da arte.

Na juventude, tive oportunidade de viver experiências diferentes, trabalhei em bancos, empresas de publicidade, de informática. Aprendi muito sobre vendas e  marketing. Atitude que me agregou muitos valores, conhecimentos, experiência e bagagem. Mas sempre mantive paralelamente atividades artísticas, nunca parei.

Foi ai que meus grandes incentivadores e familiares, me sugeriram a abrir um Ateliê de pintura em São Paulo. Mas por conta de uma transferência de trabalho, me mudei para Manaus – AM. Nesta cidade abri um novo  Ateliê de artes, ministrei aulas de pintura em tela para crianças e adultos. Participei de várias exposições e iniciei faculdade de Arquitetura e Urbanismo na ULBRA. (Universidade Luterana do Brasil)

Retornei para São Paulo, e comecei a me reciclar,  fiz vários  cursos de pintura, aquarela, acrílico sobre tela,  desenho de observação (curso de extensão univers. na USP) e participei de palestras de História da arte no MASP.


E


Em Sorocaba  - Reciclagem de espatulado -  
por 1 ano com o artista Plástico Jeovah Santos 

Tenho sede de estudar a arte, estou sempre visitando bibliotecas, museus, galerias e sites. Pesquiso a arte do mundo todo para ser completa naquilo que busco.


Uma trajetória muito louvável, pois até aqui se somam muitos anos de experiência, numa busca infinita por arte. E durante essa trajetória vendi centenas de quadros. Tenho quadro nos EUA (Uvas I – OST – 0,60cm X 0,80cm) e em diversas galerias que distribuem arte pelo mundo.  Participei de muitas exposições e ministrei aulas para inúmeros alunos.

Hoje sou uma artista plástica do Movimento “Impressionista Romântico”  Uso pinceladas soltas de cores vibrantes. Destaco o romantismo feminino, crianças e flores de uma maneira muito delicada e com muita sensibilidade. 
 Utilizo tintas à base de óleo, espátulas e pincéis. Tenho muita admiração pelo pintor Pino Daene – Pintor italiano radicado nos EUA – de estilo Impressionista romântico. 
E quando estou pintando gosto de ouvir ópera pop e barroca.
( do quarteto Il Divo , Enya, etc)

Com a minha arte, procuro transmitir paz, refrigério e amor, fazendo as  pessoas mergulharem em seus mais lindos sonhos.

A Arte para mim é a expressão mais bela, mais sublime e mais profunda que nasce na divisa da alma e do espírito do artista.  (Silvaney Vasconcelos)



1.  Formação


Ensino Médio: Colégio Salesiano de Santa Inês – Bom Retiro - São Paulo – SP.



ULBRA – Universidade Luterana Brasileira, no Amazonas – AM curso de Arquitetura e Urbanismo. 


Curso de extensão Universitária – USP ( dpto. ECA)  - de desenho de Observação, História da Arte. 2008

Curso de pintura em tela com a artista plástica Helena Giovanni – professora da faculdade de Belas Artes- SP  1998

Curso de Pintura em tela com a artista plástica Stella   - 2002 - SP

Curso de Desenho de Observação na USP - com a artista plástica Marcia Cymbalista 
 USP – ECA -  SP - 2009 - 2010

Curso de Pintura espatulado sobre tela – c/ Artista Plástico Jeovah Santos- Sorocaba-SP - 2010 - 2011



 Últimas Exposições Individuais e Coletivas


Exposição individual na Galeria SESC Paulista com desenhos e pinturas Aquarelas – 1998

Exposição - MAC - Museu de Arte Contemporânea da USP. – exposição coletiva. 
Exposição individual na Galeria SESC – Amazonas  - 2007

Exposição Coletiva -  Marinha de Manaus -  2007
Exposição Individual de Artes Designer e Decoração – ULBRA – Universidade Luterana do AM. - 2007
Exposição na Galeria de Artes SESC – Amazonas - 2008
Exposição individual na Galeria SESC Paulista  - Pintura em tela – 2009
Exposição Col. Biblioteca Municipal  Jorge Guilherme Senger em Sorocaba – SP – 2010
Exposição Col.CPI 7 –  Comando de Policiamento do Interior  - Sorocaba - SP 2011
Exposição Coletiva Palacete Scarpa – Sorocaba – SP 2011
Exposição Individual – Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba - SP – 2011
Exposição Coletiva - Câmara Municipal de Sorocaba - SP - 2011
Exposição Individual Biblioteca Municipal Jorge Guilherme Senger - Julho/ 2011 
Exposição Individual na Câmara Municipal de Sorocaba - SP - Julho 2011
Exposição CPI7 - Espaço Cultural - Agosto/ 2011
Exposição Palacete Scarpa - Agosto/ 2011
Exposição CPI - 7 - Sorocaba - Setembro/Outubro 2011